IRMÃ LÚCIA PASSA A SER VENERÁVEL
Com muita alegria comunicamos que o Papa Francisco recebeu em audiência Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a Audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o Decreto relativo às virtudes heroicas da Serva de Deus Irmã Lúcia de Jesus!
A partir deste momento a Lúcia passa a ser reconhecida como Venerável.
A etapa do processo que levou à aprovação deste Decreto, iniciou no dia 13 de outubro de 2022, com a entrega da Positio, no Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano.
Desde então, o conteúdo deste documento que tem cerca de 2000 páginas, dividido em 2 volumes, foi lido e estudado por 9 teólogos, que reunidos em Congresso o aprovaram por unanimidade, e cujos votos foram redigidos no documento Relatio et vota. Posteriormente, a Positio e a Relatio et vota foram apresentados a um grupo de Bispos e Cardeais, membros do Dicastério, tendo sido também aprovado por unanimidade. Por fim, o Prefeito do Dicastério, Card. Marcello Semeraro, foi recebido pelo Santo Padre.
Com este novo passo no caminho rumo à santidade, a Venerável Lúcia de Jesus é reconhecida pela Igreja na prática heroica das virtudes, bem como na autenticidade do seu caminho espiritual.
A sua presença tem sido cada vez mais experimentada e vivenciada por muitos como uma presença amiga e próxima, como uma poderosa intercessora junto de Deus.
A Causa ganha, assim, um novo impulso, esperando-se agora um milagre que, uma vez aprovado, levará à sua Beatificação e, um outro que levará à Canonização. Pedimos a todos os que se sentem tocados pela Luz de Jesus que se reflete na sua vida, que a ela recorram com fé e confiança a fim de Deus nos conceder o tão desejado milagre.
Coimbra, 22 de junho de 2023