A vida eclesial e apostólica
A vocação das Carmelitas Descalças é essencialmente eclesial e apostólica. O apostolado, ao qual a Santa Teresa quis que se dedicassem as suas filhas, é puramente contemplativo, e consiste na oração e imolação com a Igreja e pela Igreja, excluindo toda a forma de apostolado activo.
A contribuição concreta das Carmelitas para a evangelização, é de ordem eminentemente espiritual, como alma e fermento das iniciativas apostólicas, deixando a participação activa para aqueles a quem compete por vocação.
Quando uma pessoa se entrega a Deus como Sua propriedade absoluta, torna-se uma dádiva de Deus para todos.
Iluminados pelo testemunho de Santa Teresa do Menino Jesus, Padroeira das Missões, todos os Carmelos procurarão fomentar o ideal missionário que deve animar a sua vida contemplativa. Em especial, hão-de rezar pelos anunciadores do Evangelho e o aumento das vocações, pela unidade dos cristãos e a evangelização dos povos, a fim de que todos se abram à mensagem de Cristo.
“De ânimo livre e hospitaleiro, com a ternura de Cristo, as monjas trazem no coração os sofrimentos e as ansiedades daqueles que recorrem à sua ajuda e de todos os homens e mulheres. Profundamente solidárias com as vicissitudes da Igreja e da humanidade actual colaboram espiritualmente para a edificação do Reino de Cristo a fim de que Deus seja tudo em todas.” (Verbi Sponsa, nº8)