Pages Navigation Menu

Vocação ao Carmelo

“ Vossa sou, para Vós nasci, que quereis Senhor de mim!”  (Santa Teresa de Jesus)

postulantad_1

 Postulantado

 A jovem que, depois de reflectir e rezar sobre a sua vocação, apresentar sinais de vocação ao Carmelo poderá entrar no mosteiro e ser admitida ao Postulantado.

A duração do Postulantado é de no mínimo seis meses até um máximo de ano e meio.

Durante o Postulantado a Candidata pode abandonar livremente o mosteiro caso verifique que não tem vocação.

Se desejar continuar pede para ser admitida à fase seguinte do Noviciado.

 

noviciado

Noviciado

O Noviciado começa com o rito da iniciação à vida religiosa, no qual se dá à candidata o Hábito da Ordem de Nossa Senhora do Carmo juntamente com o véu branco.

A duração do Noviciado é de dois anos. Durante este tempo a Noviça deve assimilar o espírito próprio do seguimento de Cristo na forma específica do Carmelo Teresiano contemplativo.

Durante o Noviciado a Candidata pode abandonar livremente o mosteiro, caso verifique que não é aqui esta a sua vocação. Se desejar continuar pede para fazer a Profissão Religiosa Temporária.

 

votos temporarios

Profissão Temporária

 Em virtude da Profissão Religiosa, a Candidata abraça com o Voto público o compromisso dos três Conselhos Evangélicos de Pobreza, Obediência e Castidade por três anos.

Assim é consagrada a Deus pelo ministério da Igreja e torna-se membro da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

 

 

Profissão Solene

 Ao terminar o tempo dos votos temporários, a religiosa que o desejar fará a Profissão Solene, dando o seu “Sim” a Deus, à Igreja e à Humanidade para toda a vida.

“A minha vocação é o Amor! Compreendi que o Amor encerra todas as Vocações, que o Amor é tudo, que abarca todos os tempos e todos os lugares… numa palavra, que é Eterno!” (Santa Teresa do Menino Jesus)

468 ad